Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Lider de si mesmo

Todo início de ano é a mesma coisa, fazemos mil promessas e planos e afirmamos que esse ano vai ser diferente, que as coisas vão acontecer, que vamos ser felizes. Alguns conseguem, mas outros provavelmente vão chegar ao final de ano se lamentando do que não conseguiu concretizar. E o que acontece é que na maioria das vezes colocamos a responsabilidade pelo que nos acontece nos outros.

Para qualquer coisa que façamos ou que passemos na vida, é essencial que tenhamos um interior sólido, ou seja, precisamos criar em nós mesmos uma base sólida, que inclui autoconhecimento, valores consolidados e firmeza de propósito.

Se perguntarmos às pessoas se são felizes, a maioria responderá que sim. Mas basta fazermos a mesma pergunta depois de um dia cansativo, de uma discussão com o chefe, ou qualquer outra situação de conflito, e a resposta provavelmente será diferente.

E aqui vemos a diferença que há entre ser feliz e estar feliz. Ser feliz é um estado interior que não depende de acontecimentos internos. Criamos este estado dentro de nós mesmos. A construção desse estado interno está diretamente ligada à nossa capacidade de aprender com as circunstancias da vida.
Quando transformamos um acontecimento ruim em aprendizado, elaborando seu significado e o que podemos tirar como lição disso, estamos prontos para seguir em frente, mais espertos para evitar que passemos por isso de novo ou mais fortes para superar outras situações.

Mas, aquilo que não conseguimos converter em aprendizado, acaba se tornando um peso que nos impede de seguir em frente. Ficamos presos ao passado, aquilo que nos magoou, a culpas e ressentimentos que freiam nosso crescimento.

Aprender é o oposto de prender. O aprendizado liberta na medida em que cria condições para que formemos nossas próprias opiniões e conclusões e, a partir delas, tomarmos as rédeas da própria vida.

É claro que não podemos controlar fatores externos, mas podemos aprender a controlar nossas reações. Na vida temos momentos tranquilos, onde tudo corre bem, e momentos de turbulência. Precisamos desenvolver estruturas internas para nos sentir equilibrado em ambas as situações. É o que fazemos com as circunstancias que cria nossas experiências.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Resgatando paixões

Quem me conhece sabe da minha paixão pela filosofia e cultura oriental, principalmente chinesa e indiana. Confesso que me deixei levar nos últimos tempos pela correria do dia a dia e alguns ensinamentos e práticas acabaram ficando escondinhos nos "armários" da mente. E outro dia, na aula de inglês, me deparei com um texto sobre os 5 elementos. Aquilo foi como um estalo... Resgantando livros e materiais que estudei quando pratica tai chi chuan e yoga, me dei conta de quanta coisa aprendemos e deixamos de colocar em prática. Coisas tão simples e que fazem tanta diferença no nosso dia a dia.

Daí a idéia de criar este blog. Aqui vou me dedicar a postagens sobre idéias, filosofia, práticas, reflexões que nos ajudam a lidar melhor com o caos do dia a dia e a nos tornar pessoas mais equilibradas com a nossa natureza e em harmonia com a vida e com o universo.

Sejam bem vindos!